Vitamina C & pele
Vamos falar sobre vitamina C?
A vitamina C é um potente antioxidante essencial para diversos órgãos do nosso corpo, incluindo a nossa pele. Nosso corpo precisa desta vitamina por vários motivos, incluindo a própria produção de colágeno.
Infelizmente, é uma vitamina que obtemos apenas através da dieta, pois nosso organismo não possui a enzima que a sintetiza. Mas, curiosamente, uma alta ingesta oral de vitamina C não aumenta proporcionalmente a concentração na pele. A suplementação oral só vai fazer diferença na pele naquelas pessoas que apresentam níveis baixos da vitamina C no sangue.
Formas de vitamina C
A forma ativa da vitamina C é o ácido L-ascórbico, que é altamente instável e oxida rapidamente quando exposto ao ar. Entretanto, esta forma de vitamina C é 8 vezes mais estável quando existem outros antioxidantes presentes na formulação, como a vitamina E e o ácido ferúlico.
Com isso, sabemos que a vitamina C é uma molécula especial e, para que ela tenha realmente uma ação na pele, é necessária muita tecnologia envolvida na estabilização da molécula e no seu veículo, a fim de que ocorra a penetração na pele.
Como a vitamina C age na pele?
A pele normal contém altas concentrações de vitamina C, com níveis mais elevados em relação ao plasma sanguíneo. Esta elevada concentração indica que a vitamina C possui funções biológicas muito importantes para a manutenção da saúde na pele, as quais serão a seguir descritas:
- Estímulo à formação de colágeno: auxilia no processo de rejuvenescimento da pele, além de melhorar a cicatrização de feridas, evitando a formação de queloides;
- Neutralizar e remover oxidantes, tais como aqueles gerados após exposição à radiação ultravioleta e através dos poluentes ambientais;
- Inibição da melanogênese (reduz a produção de melanina por inibição da tirosinase).
Através destes mecanismos de ação, chegamos aos seguintes benefícios:
- Neutralização dos radicais livres;
- Prevenção e tratamento de rugas finas e linhas de expressão;
- Potencialização da ação do filtro solar;
- Clareamento de manchas;
- Deixa a pele mais luminosa;
- Ajuda na produção de colágeno e elastina ;
- Manutenção da firmeza da pele;
- Prevenção do envelhecimento precoce.
Como incluir a vitamina C na rotina de cuidados com a pele?
O tratamento com a vitamina C pode ser iniciado desde cedo, aliás, é uma excelente opção para os primeiros cuidados da pele, a partir dos 20 anos. Ela pode ser usada pela manhã, antes do protetor solar e também à noite.
Existem muitos produtos no mercado, com diversas formulações e texturas. Para saber o mais adequado para a sua pele, o ideal é consultar com um dermatologista, que irá fazer uma avaliação global da sua pele e, com isso, lhe indicar o melhor produto para o seu caso.
Ficou com alguma dúvida sobre este tema? Será um prazer lhe auxiliar!
Dra. Gabriela Horn
CRM 42018 RQE 29198
📩 contato@gabrielahorn.com.br