Dermatoscópio: o estetoscópio do dermatologista

13/06/2020

Provavelmente vocês viram em algum consultório dermatológico este pequeno aparelho que nós dermatologistas tanto gostamos de usar! 

Este é o dermatoscópio, que é o estetoscópio do dermatologista. Enquanto o estetoscópio avalia como estão os órgãos internos, o dermatoscópio nos permite olhar além das camadas superficiais da pele.  Este pequeno aparelho nos permite avaliar o que está acontecendo na pele em um nível mais profundo, fornecendo assim achados adicionais que não são visíveis a olho nú.

O dermatoscópio é formado por lentes de aumento compiladas junto a luzes específicas, permitindo ao aparelho um aumento de até 100 vezes !!!!

Tradicionalmente, os dermatoscópios são usados na avaliação de nevos ( lesões melanocíticas). Após anos de estudos e pesquisas, foram identificados padrões benignos na dermatoscopia de nevos, o que nos auxilia a decidir se é necessário realizar uma biópsia da lesão. O conhecimento desta técnica foi muito ampliado nos últimos anos, passando a ser usada como ferramenta no diagnóstico de outros tipos de cânceres de pele, assim como no diagnóstico de inúmeras condições dermatológicas.

Assim como a auscultação, a dermatoscopia é uma técnica que leva tempo para adquirir expertise. Além disso, como a ciência está em constante evolução, seguimos aprendendo sempre! 


Dra. Gabriela Horn

CRM 42018 RQE 29198

📩 contato@gabrielahorn.com.br